O leite de cabra é muito utilizado em várias partes do mundo. Durante milênios foi mais importante que o leite de vaca. A regra era beber leite de cabra e não o de vaca. A intensificação da pecuária e formação de pastagens artificiais provocou a mudança de posições, rebaixando a cabra. O mérito do leite, no entanto, não foi rebaixado e o preço continua bastante compensador, em muitas partes do planeta. O leite de vaca, mais fácil de ser produzido, multiplicou-se acompanhando o aumento da população humana, enquanto a produção do leite de cabra estacionou. Modernamente, muitos empresários rurais, na busca de um "leite ecológico", já começam a retornar ao status histórico de preferir a produção de leite de cabra. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)
Dentre as várias propriedades do leite de cabra podemos citar:
Menos Colesterol
O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.
Mais Digestivo
As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora, em média, de 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc.
Mais Cálcio
O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73), sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.
As perturbações digestivas dos bebês podem ser controladas com leite de cabra integral, diluído ou desnatado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)
O eczema infantil, uma espécie de asma, que geralmente pode evoluir para a asma clássica, também pode ser curada naturalmente com o leite de cabra. Criança tratada com leite de cabra dificilmente sofrerá de asma, garantem os pediatras do mundo todo. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)
Além disso, características inerentes ao leite de cabra estão sendo observadas e possibilitam diversas aplicações terapêuticas para problemas como distúrbios gastrointestinais e minimização dos efeitos colaterais da quimioterapia.
Menos Alergênico
Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. (A caseína alfa-S1, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica. O leite de cabra possui apenas traços desta proteína, além disso, não contém b-lactoglobulina, também grande estimulante de reações alérgicas não-específicas.). Isso significa maior absorção de nutrientes importantes como cálcio, proteínas e carboidratos.(A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p73)
O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porém agradáveis. É um alimento que se recomenda principalmente pelo alto valor nutritivo e por ser de fácil digestão. Seu grande valor nutritivo resulta da riqueza em extrato seco, especialmente gordura. Sua alta digestibilidade é consequência do reduzido tamanho e dispersão dos glóbulos graxos e dos caracteres próprios de sua caseína. Forma coágulos de granulação fina e macia, portanto, de fácil digestão. É um leite naturalmente homogeneizado. (A criação da Cabra & da Ovelha no Brasil, p72)
Fonte: http://www.leitedecabra.com.br/
Leite de cabra é bom! Quando era pequeno, eu gostava de comprar as caixinhas leite industrializado, tipo todynho, mas era Leite de Cabra. Gostei do incentivo! Parabéns!
ResponderExcluir